terça-feira, 25 de outubro de 2011

Aecht Schlenkerla Rauchbier Marzen

 Esta cerveja é a definidora do estilo Rauchbier, que se originou na cidade de Bamberg, Alemanha. Quando abri a garrafa já veio o aroma forte de fumaça, no copo o aroma ficou ainda mais forte, possui uma coloração avermelhada tendendo pro marrom. Na degustação nenhuma surpresa: Bacon! Bacon! Bacon! Devido ao sabor intenso não dá pra tomar muito sozinha mas fica excelente acompanhando algo pesado e gorduroso. O final é um pouco sem graça mas nada que comprometa o total. Uma boa cerveja para um churrasco ou feijoada.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

La Brunette

 Esta cerveja vinha chamando minha atenção a algum tempo pelo fato do rótulo interessante e de ser uma stout nacional, feita com malte chocolate, lúpulo neozelandês e não levar adição de caramelo. O que eu percebi nessa cerveja é que ela varia muito com o modo de servir, pois possui um corpo de fundo que puxa a coloração pro marrom e tem um gosto agridoce e metálico. Servindo só a parte de cima da garrafa temos uma cerveja de coloração preta, com espuma bege que se dissipa muito rápido, aroma leve de torrado, sendo este acentuado no paladar, retrogosto bastante amargo e com o maldito agridoce, do qual não dá pra escapar.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Kalena Chopp Claro

 Passeando por um supermercado do interior do RJ eis que me deparo com essa cerveja. E por que não experimentar? O chopp Kalena não é pausteurizado, o que o define como um chopp de verdade mas de que adianta se você adiciona conservante para que não estrague. Essa cerveja é como as lagers de grande circulação, cor amarelo pálido, malte quase imperceptivel, lupulo passa longe e alcool presente. O que me surpreendeu nessa cerveja foi o creme, que se formou com boa quantidade e se manteve até o final do copo. Rótulo: "O Chopp Kalena é produzido somente com matéria prima selecionada, com a puríssima água do aquífero guarani, no agradável clima de São Manuel. Envasada sem pasteurização, preserva a leveza e o frescor de um bom chopp tirado na hora. Kalena é uma das divindades das águas que encantam os bem-aventurados que alcançam as ilhas mais afortunadas."

terça-feira, 20 de setembro de 2011

BrewDog Hardcore IPA

 Depois de tomar essa cerveja eu percebi o quanto realmente é difícil separar punk de hardocore. Essa cerveja assim como a punk da mesma cervejaria é uma pale ale com coloração dourado escuro, com um creme razoável e aroma de fruta, lembrando pêssego ou damasco. Possui o mesmo gosto de pitanga da punk, porém com uma diferença crucial: é muito mais amarga, o que torna difícil o consumo em grande quantidade. Pra terminar a descrição do rótulo: "This Imperial India Pale Ale Rocks... Hardcore! But don´t fell obliged to take our word for it, this little bottle has a graniloquent story to tell. 2.204 malted Maris Otter grains gave all they had to offer the world to provide the robustly delicate toffee amlt canvas for the ensuing epic. 4 hop cones willingly sacrificed themselves in fiery cauldron that is our brew kettle to ensure your mouth is left feeling punished and puckering for more. 9.900.000.000 yeast cells frantically fermented their little hearts out as the sugars were magically turned into alcohol in the dark depths of our fermentation tanks. 2 humans and 1 canine companion are relatively happy with the results."
Assista o vídeo da Hardcore: http://vimeo.com/15479031

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

BrewDog Punk IPA

 Como todo bom punk essa cerveja traz no rótulo um pequeno manifesto com sua descrição que não posso deixar de adicionar. "This is not a lowest common denominator beer. This is an assertive beer. We don´t care if you don´t like it. We do not merely aspire to the proclaimed heady heights of conformity through neutrality and blandness. It is quite doubtful that you have the taste or sophistication to appreciate the depth, character and quality of this premium craft brewed beer. You probably don´t even care that this rebellious little beer contains no preservatives or additives and uses only the finest fresh natural ingredients. Just go back to drinking your made marketed, bland, cheaply made watered down lager, and close the door behind you." Agora quanto ao que achei: uma pale ale com sua coloração dourada característica com creme branco que dissipa rápido. Logo de cara percebe-se algo diferente no aroma, um toque de frutado que parece lembrar pêssego, mas que se mostra diferente no sabor puxando para o cítrico, eu acho que o que chega mais perto para descreve-lo seriam folhas de pitanga. Possui um amargo elevado no final, que tende a se acumular, aumentando até o final do copo. Certamente encomendarei um engradado.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Mistura Clássica Cheers Red Ale

 Edição comemorativa de 5 anos da Mistura Clássica. Cerveja Ale de coloração vermelha escura, puxando pro marrom bastante turva devido a não ser filtrada, apresenta creme bege de boa formação e dissipação. Possui sabor proeminente do malte, com um leve frutado ao fundo, lúpulo presente com um amargo mediano. Harmoniza muito bem com patê de vitela e carne de porco. Essa cerveja acaba sendo bem mais amarga que as red ales encontradas por ai, ficando na minha opinião entre as melhores da cervejaria.

Mistura Clássica Cheers Black Ale

 A linha Cheers da Mistura Clássica foi desenvolvida para comemorar o aniversário de 5 anos da cervejaria. Esta cerveja escura do tipo Stout, tem coloração preta e creme marrom de boa formação e rápida dissipação, permanecendo cerca de um dedo até o final do copo. Possui um aroma e sabor intenso de tostados com amargor intenso e álcool equilibrado, adocicado quase imperceptível que só se faz presente no primeiro gole. Boa cerveja. 

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Schneider Aventinus Weizen-Eisbock

Começando por uma história interessante desta cerveja. Durante o período de 1940 essa cerveja era transportada pela Bavaria em barris sem controle de temperatura o que levava algumas vezes ao congelamento parcial do líquido e uma maior concentração da cerveja, mais tarde tal processo veio a ser recriado com precisão pelo mestre-cervejeiro. Na degustação essa cerveja me decepcionou bastante apresenta uma cor marrom escuro, turva e com corpo denso, mas o que me frustou foi seu gosto muito adocicado com toques de banana e caramelo, o gosto de trigo é bastante intenso o que não ficou bem com o doçe, não possui amargo distoando de outras cervejas escuras. Minha namorada disse que esta ceveja tinha gosto de bananada de sinal e por sinal ela adorou. Eu passo esta.

sábado, 27 de agosto de 2011

Hacker Pschorr Anno 1417

 Esta cerveja é uma Lager do estilo Munchner Kellerbier, que tem como tradução feita no sotão, isso porque antigamente ela era armazenada nestes pois eles não aqueciam durante o verão. Seu nome vem da fusão de duas cervejarias antigas a Hackerbrau e a Pschorrbrau e do ano 1417 do qual data a sua receita. Uma história intessante é que a cervejaria Pschorrbrau foi bombardeada durante a II guerra mundial e utilizou a fábrica da hacker pra continuar sua produção resultando na fusão das duas. Quanto a cerveja em si possui uma coloração dourada, bastante turva devido a não ser filtrada nem pasteurizada, possui um corpo muito denso, bastante maltada, com lúpulo leve, tem um gosto interessante que lembra mel e flores, o que me levou fazer o comentário: "Essa cerveja tem gosto de primavera". No geral adorei essa cerveja com um adicional que a garrafa é auto fechante, porém duvido alguem deixar algo sobrando na garrafa.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Eisenbahn Dunkel

 Cerveja escura do tipo Lager. Cerveja com coloração preta e espuma marrom de boa formação e duração com presença leve de malte e sabor intenso de tostado que lhe confere aroma e paladar de café e chocolate, seu amargor é mediano. Possui teor alcoólico de 4,8%. Os produtores recomendam harmonização com pratos pesados como churrasco, feijoada, carne de porco e peixes encorpados. Para quem, como eu, gosta de cerveja escura sem ser adocicada esta é uma ótima pedida.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Kaiser Gold

 Essa é uma cerveja que entra na categoria maldita curiosidade mórbida e faz você se perguntar de quem foi a ideia de compra-la. Não que esperasse algo de bom mas a experiência foi pior que imaginado. Cerveja aguada, com péssima formação de espuma de rápida dissipação, cor amarelo escuro, boa transparência, malte de cevada passa longe do gosto, álcool presente. Resumindo: Furada!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Delirium Nocturnum

 Esta é uma maravilhosa cerveja do estilo Belgian Strong Dark, detentora de diversos títulos internacionais inclusive o de "World Best Beer", sua cervejaria é de origem familiar estando localizada no mesmo lugar desde 1654. Possui graduação alcoólica de 8,5% e é feita com 5 tipos de malte e 3 tipos de levedura, sofrendo uma ultima fermentação na própria garrafa. Apresenta um aroma agradável, um pouco adocicado lembrando damasco, o gosto é imponente com amargor presente e um toque de frutas e caramelo, com carbonatação intensa beirando um champagne. Possui coloração avermelhada e espuma creme. Deve-se tomar cuidado com o corpo de fundo que se muito concentrado ao servir pode tornar a cerveja muito amarga. "A beer brewed with love, is drunk in the right mind". Site oficial: http://www.delirium.be/

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Bamberg Schwarzbier

 Cerveja escura do estilo Schawrzbier. Apresenta como principal composição o paladar do malte torrado, leve toque adocicado no fundo. Muito boa.

Bamberg Rauchbier

 Cerveja do tipo Rauchbier. Possui coloração avermelhada com espuma creme. Apresenta gosto com forte tons de fumaça associado a gosto presente do lúpulo. No geral uma cerveja Sensacional!

Bamberg Alt

 Cerveja do estilo Alt da cidade de Dusseldorf, escura, avermelhada e encorpada. Possui espuma marrom escuro e um amargo acentuado. Boa cerveja.

Bamberg München

 Cerveja do tipo München Dunkel, uma Lager Marrom Claro . Muito boa cerveja com amargor mediano e um toque de caramelo.

Bamberg Weizen

 Cerveja de trigo bastante turva e sem nenhum tom de amargo. Paladar  de trigo é marcante, porém achei que possuí um retrogosto estranho que lhe dá um gosto de plástico. Não gostei.

Bamberg Pilsen

Uma boa cerveja lager com coloração amarelo claro e espuma branca. Apresenta um amargor mediano e boa bebilidade. 

terça-feira, 12 de julho de 2011

Köstritzer Schwarzbier

Fabricada em Köstritz, Alemanhã desde 1543, esta é considerada a cerveja escura mais antiga a ser produzida. Ingredientes: Água, malte de cevada, lúpulo e extrato de lúpulo. Esta cerveja é simplesmente sensacional possui um equílibrio entre todos os seus ingredientes, seu amargor é suave não ocultando o sabor do malte e do lúpulo. Possui coloroção preto intenso com espuma marrom claro de pequena formação. Uma cerveja que deve ser experimentada por todos que gostam de Schwarzbier.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Colorado Appia

Informações do rótulo: Cerveja clara tipo weiss. Produzida em Ribeirão Preto, teor alcóólico 5,5%. Ingredientes: Água, malte de cevada, malte de trigo, mel de abelhas, lúpulo e fermento. Esta rara cerveja de trigo e mel distingue-se de todas as outras no mundo por utilizar em sua composição uma mistura equilibrada de méis de abelhas africanizadas e européias. Elaborada artesanalmente com maltes de trigo e cevada importados. mel. lúpulo. levedura de alta fermentação, além da famosa água do aquífero Guarany, esta cerveja ligeiramente doce e refrescante revela todas suas qualidade quando degustada bem gelada com uma fatia de limão ou laranja presa à borda do copo.
Experiência: Essa é uma cerveja que me surprendeu. nos primeiros goles apresenta um amargor um pouco mais acentuada que outras weiss e o toque de mel é quase imperceptível. lá pelo terceiro gole o sabor do trigo fica mais acentuado e passa a se perceber o sabor de mel bem ao fundo, retrogosto amargo. Apresenta cor amarela escura, espuma de boa formação mas que se dissipa rápido. Cerveja refrescante boa para tomar no dia a dia mas bem diferente do estilo weiss.


terça-feira, 21 de junho de 2011

Pilsner Urquell

Nada melhor para começar o blog do que a primeira cerveja de coloração dourado transparente a ser produzida. Devido a essa cerveja se originou o estilo pilsen, que deriva do nome da cidade onde foi criada Plzeñ, na atual República Checa em 1842. Esta cerveja leva somente água, malte e lupúlo e tem uma belíssima coloração dourada, com espuma branca e de boa formação com uma duração média. Ao paladar percebemos um gosto fraco do malte com um lúpulo que sobressai, possui retrogosto amargo acre que a torna dificil de ser tomada em grande quantidade se não estiver acompanhada. Uma boa cerveja no geral e que mostra que muitas cervejas nacionais apesar de não se encaixarem no estilo pilsner da BJCP, não ficam muito distantes da pilsner clássica.